Conceitos gerais da segurança e saúde no trabalho | Formação
O ano inicia com formação a todos os Trabalhadores…
O ano inicia com formação a todos os Trabalhadores…
Somos Notícia! Casa do Pai Natal no Diário de Aveiro
Edição de 21 de dezembro de 2025
Congresso da Associação Nacional de Municípios
Realiza-se este fim-de-semana, em Viana do Castelo, o Congresso da ANMP.
Constitui a Delegação de Aveiro, o Presidente de Camara Municipal, o Presidente da Assembleia Municipal e a Presidente da Junta de Freguesia de Aradas, Catarina Barreto, que foi eleita em Assembleia Municipal como representante dos Presidentes de Junta do Concelho de Aveiro, no Congresso.
Saudamos todos os Autarcas eleitos e em especial Pedro Pimpão, Presidente da Câmara Municipal de Pombal, eleito Presidente da Associação Nacional de Municípios.
Casa do Pai Natal ![]()
Já colocou em agenda ?
Dia 20 de Dezembro, sábado, venha com a sua Família viver a magia do Natal, em Aradas.
Contamos consigo !
A Junta de Freguesia de Aradas entregou na última quarta-feira mais de 800 vales às crianças de toda a freguesia, que podem ser trocados na Casa do Pai Natal, no próximo dia 20, na Escola Sargento Lopes dos Santos, no Bonsucesso, onde estarão presentes as associações locais.
Cada um dos vales tem um valor simbólico de 2,5€, que ao serem trocados nas “barraquinhas” das associações por prendas, “revertem integralmente o dinheiro angariado para as associações”, de acordo com Catarina Barreto, presidente da Junta de Freguesia de Aradas.
“A Casa do Pai Natal é um exemplo concreto de como políticas locais bem direcionadas podem gerar impacto: cada criança que utiliza o seu vale e não só vive a magia do Natal, como contribui para fortalecer as nossas Associações, verdadeiros pilares da vida social, desportiva e cultural de Aradas”.
Ao longo de todo o dia, a autarca, acompanhada por Sandra Sindão e Sara Ferreira, visitou os seguintes estabelecimentos de ensino: Escola Básica de Verdemilho e Jardim de Infância de Verdemilho; Escola Básica das Leirinhas e correspondente Jardim de Infância; Escola Básica e Jardim de Infância do Bonsucesso; Escola Básica e Jardim de Infância da Quinta do Picado; Pequeno Cidadão; Fundação Casa do Povo da S. Social; Escolinha Capitão Lebre e CCP Aradas.
“Ao longo do ano, a Junta tem trabalhado para reforçar a proximidade com a comunidade educativa e com o movimento associativo. A ação de ontem comprova que quando o poder local está verdadeiramente ao serviço das pessoas, os resultados vêem-se no entusiasmo das crianças, no envolvimento das Associações e no dinamismo que queremos continuar a promover na freguesia”, concretiza Catarina Barreto.
A Casa do Pai Natal está aberta dia 18 e 19 para a visita das escolas, e no dia 20 para as visitas das famílias, onde as crianças poderão trocar os vales por prendas e ajudar as associações, a saber: Associação dos Amigos do Carocho; Associação Pais de Aradas; Grupo de Jovens da Paróquia São Pedro de Aradas; Somamaratonas; Casa Mãe de Aradas e Futebol Clube do Bom-Sucesso.
Comunicado Institucional
A Junta de Freguesia de Aradas torna pública a existência de duas decisões relevantes recentemente proferidas por entidades competentes, que contribuem para o esclarecimento dos factos e para a reposição da verdade após um período de acusações infundadas e instabilidade gerada no espaço público.
Estas decisões reforçam a postura de transparência, rigor e responsabilidade que a Junta sempre assumiu no exercício das suas funções.
⸻
1. Arquivamento do processo de alegado assédio moral – IGF
A Inspeção-Geral de Finanças (IGF) concluiu o procedimento de ação de controlo relacionado com alegações de assédio moral no seio da Autarquia, tendo decidido o arquivamento total do processo.
No respetivo parecer, a IGF afirma não existirem factos ou indícios que permitam comprovar a prática de assédio moral relativamente às funcionárias envolvidas.
Esta decisão confirma que a atuação da Junta de Freguesia de Aradas se pautou sempre por critérios de legalidade, correção e respeito institucional.
⸻
2. Decisão do Tribunal no âmbito do recurso apresentado pela Freguesia
O Tribunal apreciou o recurso interposto pela Junta de Freguesia relativamente ao processo de acesso a documentos, tendo decidido:
- Revogar a condenação para extração de fotocópias, uma vez que a documentação solicitada já se encontrava disponibilizada;
- Afastar qualquer condenação por litigância de má-fé.
Estas decisões evidenciam que as suspeições divulgadas publicamente não tinham fundamento, tendo sido utilizadas de forma instrumentalizada, em contexto político, com o objetivo de condicionar o normal funcionamento da Autarquia.
⸻
3. Reforço do compromisso com a boa gestão pública
A Junta de Freguesia de Aradas acolhe na íntegra as recomendações emitidas pela IGF e encontra-se já a trabalhar no reforço dos seus procedimentos internos, na formação contínua dos seus colaboradores e na melhoria das condições de trabalho.
Reiteramos o nosso compromisso com:
• a transparência na gestão pública;
• o rigor institucional no cumprimento das responsabilidades;
• um serviço público de qualidade prestado à população de Aradas.
⸻
4. Declaração da Presidente, Catarina Barreto
“As decisões agora conhecidas demonstram inequivocamente a verdade dos factos e a seriedade da atuação da Junta de Freguesia de Aradas. Após meses de especulação e acusações infundadas, prevalece a justiça e confirma-se quem sempre trabalhou de forma responsável e dedicada ao interesse público. Continuaremos focados na missão de servir os Aradenses com transparência, rigor e compromisso.”